Sobre o blog

Olá! Me chamo Ramiro Figueiredo Catelan, tenho 26 anos e sou natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Sou psicólogo e psicoterapeuta, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Faço mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI). Minhas temáticas de pesquisa giram em torno da psicologia do preconceito, gênero, sexualidade, HIV e psicologia social; minha pesquisa de mestrado se debruça sobre o impacto da antecipação do estigma relacionado ao HIV no comportamento de testagem de conscritos do Exército Brasileiro. Tenho procurado, nos estudos que faço vinculado a núcleos de pesquisa na UFRGS e na PUCRS, encontrar um equilíbrio entre os paradigmas identitários e paradoxais em psicologia social. Durante anos me dediquei à ficção; comecei a escrever dois livros, abandonados respectivamente na metade e no final, bem como produzi uma série de contos, a maioria publicados neste blog. Nos últimos anos me afastei da escrita literária, me dedicando a textos mais analíticos/opinativos e, é claro, à escrita científica. O blog já foi mais movimentado, mas sempre que posso dou uma atualizada. Fiquem à vontade para deixar seus comentários e opiniões.

8 respostas para Sobre o blog

  1. Roberto Capecci disse:

    Prezado Ramiro

    saúde

    Gostei das duas qualidades, mas sinceramente espero que você não seja um defensor do MST e muito menos da Via Campesina.

    Ótima a sua resenha sobre o Livro “O bom Jesus e o infame Cristo” – Philip Pullman .

    Já me apropriei da sua menção do que diz o professor e crítico literário IDELBER AVELAR:
    “”IDEIAS FORAM FEITAS PARA SEREM CONFRONTADAS, DEBATIDAS E, CASO NECESSÁRIO, REFUTADAS, E NÃO RESPEITADAS”” . Maravilha !!

    Abraço e um 2011 com muita saúde para você e sua Família.

    RCapecci

  2. Armando Delminda disse:

    Ateu, é aquele que não acredita em Deus. É aquele que não acredita na lei de causa e efeito. É aquele que não acredita em si mesmo. É ser muito infeliz diante do sofrimento inerente ao ser humano.

    Espero que um dia você possa reaver esse seu conceito meu filho. Ele é muito pesado para um jovem tão inteligente, que escreve bem, muito bem informado e bonito.

    • Ramiro Catelan disse:

      No dia em que eu precisar de deus pra qualquer coisa que seja, pode exigir que eu mude de nome. Ora essa!

      • Olá! Lí alguns de seus textos e gostei da leitura. Mas.. achei de certo que foste um tanto presunçoso na resposta ao nobre colega Armando, cito: “no dia em que eu precisar de Deus para qualquer coisa..”, ficou arrogante.

        Nossas crenças, nossos pensamentos e ações, é o que nos define. É o que somos. É o nosso conteúdo. Agir de maneira indelicada, não te faz mais ou menos ateu.. só te faz, indelicado.

        O que seria de um escritor, sem olhos para lê-lo?

        Muito boas as suas postagens! Sucesso.

      • Oi, Flávia. Então, a maioria dos textos aqui foram escritos numa época em que eu era bem mais “radical” em relação a religiões. Hoje me considero mais “flexível”. Mesmo assim, não acho que tenha sido arrogante ao dizer que não preciso de deus, porque não acredito em entidades superiores, logo não preciso delas. Por que dizer isso é arrogância? Observo muitos comentários nessa mesma linha, só que com o intuito de calar a voz do ceticismo, do tipo “precisa dizer que é ateu?”. Comparo a “precisa dar na cara que é gay”? Acho meio perigoso… Abraços e obrigado pelos elogios!

  3. Sou ateu e acredito bastante em mim mesmo. Não creio que inteligência vá em oposição ao ateísmo. Armando acredito que você precisa rever seus conceitos.

  4. Brenda Oliveira disse:

    Hey, Ramiro! Tudo bem? Também to aqui pela critica sobre o livro do Philip Pullman hehe
    vc ainda tem o livro? se pudesse me enviar fotos do capitulo Jesus no jardim de Getsêmani EU TE AMARIA MUITO E VC ME AJUDARIA MUITÃO. se for possivel, ficaria agradecida.
    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: